sábado, 27 de junho de 2009

O Salvador da Pátria

O Salvador da Pátria foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo e exibida entre janeiro e agosto de 1989, contou com 185 capítulos. Foi escrita por Lauro César Muniz, com a colaboração de Alcides Nogueira e Ana Maria Moretzsohn, e dirigida por Gonzaga Blota, José Carlos Pieri, Denise Saraceni e Paulo Ubiratan.

Trama
A trama é ambientada nas cidades fictícias de Tangará e Ouro Verde, que são rotas de narcotráfico, e gira em torno de Sassá Mutema, um bóia-fria (agricultor que trabalha em diversas lavouras mas não tem sua própria) que acaba sendo cooptado por um fazendeiro, Severo Toledo Blanco. Para evitar um escândalo com sua amante, Marlene, Severo convence Sassá a se casar com ela para criar uma fachada. No entanto, Marlene é assassinada e encontrada morta com Juca Pirama, radialista local que denunciava desmandos das oligarquias e dos traficantes. Interessados em se aproveitar do fato, tanto os fazendeiros(chefiados por Severo) quanto os sindicalistas rurais ligados a Marina Cintra manipulam Sassá para que ele confesse um duplo homicídio que não cometeu, e transformam um crime passional em um crime político. Com a fama, Sassá Mutema acaba convencido a se candidatar a prefeito e se elege, o que desagrada à quadrilha de traficantes, que começa a ameaçá-lo.

Um comentário:

  1. Dessa novela eu me lembro muito bem.
    Me recordo muito bem do personagem Sassá Mutema, vivido pelo ator Lima Duarte. E como Lima Duarte fez muito bem esse personagem. Não é novidade para nós, Lima Duarte empenhar sua profissão com muito amor e dedicação.
    Foi um show de bola essa novela.

    ResponderExcluir