sexta-feira, 26 de junho de 2009

Novela Irmãos Coragem ( 1970)

Irmãos Coragem foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 29 de junho de 1970 e 15 de junho de 1971, às 20 horas. Foi escrita por Janete Clair e dirigida por Daniel Filho e Milton Gonçalves, e contou com 328 capítulos. Foi produzida em preto-e-branco.
Sinopse
Em Coroado, uma vila do interior goiano, em meio à luta dos irmãos Coragem - João, Duda e Jerônimo -, a injustiça maior recai sobre o mais velho, João, que tem roubado seu diamante, achado no garimpo. Mas a história tinha outros focos de interesse: o sofrido amor entre Jerônimo e sua irmã de criação, a índia Potira; os dramas psicológicos de Maria de Lara, com três personalidades (Lara, de comportamento reprimido, Diana, de temperamento esfuziante, e Márcia, um paralelo entre as duas). Um caso de amor nasce entre João e Lara, tumultuado pelo distúrbio mental dela e por sua subserviência ao pai, o temido coronel Pedro Barros, senhor absoluto de Coroado e do seu irmão Ricardo.
• Irmãos Coragem é tida como a primeira novela que os homens assumiram que assistiam. Uma união de faroeste, futebol (com o país embalado pela Copa do México) e romance que resultou numa das mais importantes produções da Rede Globo e da TV brasileira.
• Nessa versão, dos atores que faziam os irmãos, dois tinham o nome de Cláudio: Marzo (Duda) e Cavalcanti (Jerônimo). No remake de 1995, eram dois Marcos: Palmeira (João) e Winter (Duda).
• Cláudio Marzo e Regina Duarte tiveram o desfecho de seu casal, Duda e Ritinha, antecipado para que pudessem sair da novela e começar as gravações de Minha Doce Namorada, que foi ar às 19h.
• A cidade cenográfica que representava a fictícia Coroado foi construída no local onde hoje se localiza o Barra Shopping, no Rio de Janeiro.
• É a segunda telenovela maislonga produzida pela Rede Globo até hoje, com 328 capítulos. O primeiro lugar é de A Grande Mentira, exibida um ano antes.

Um comentário:

  1. irmãos coragem ,por ter sido uma novela feito filme ,seria muito legal que passasse no vale a pena ver de novo!

    ResponderExcluir